Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

EU DEVO JEJUAR?

Jejum é uma palavra usada de formas variadas quando alguém opta por diminuir sua dieta alimentícia o mais próximo do zero, idealmente atingindo o zero, por um período de tempo, geralmente pré-determinado.

"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum". 


Mateus 17:21


Do Hebraico 'Tsom' Um Jejum; Um dia de jejum; Um tempo reservado para chorar ou orar, sem a provisão para a necessidade normal de alimentação de alguém.
Esse substantivo vem do verbo 'tsum', 'jejuar'. O verbo ocorre 22 vezes, e o substantivo 26 vezes.
O jejum é uma rejeição voluntária de alimento.
No Antigo Testamento o verbo 'jejuar' é, as vezes, associado as palavras 'chorar', 'lamentar' ou 'vestir-se de panos de saco', todos expressando intensidade.

"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.


E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.

Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes". 
Daniel 1:8-16


O jejum é um ato oposto aquele primeiro ato do pecado da raça humana, que foi comer o que era proibido. O JEJUM É RECUSAR COMER O QUE É PERMITIDO.

Então, afinal, jejuar é obrigatório?
A resposta é não é obrigatório, porém é um ato de adoração essencial para a vida espiritual de qualquer adorador. Deus se agrada quando nos humilhamos em Sua Presença e dizemos com nossas atitudes que estamos presos somente a Ele e a mais nada.

"Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.


E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." 

Joel 2:12-13


Nenhum comentário:

Postar um comentário